sexta-feira, 17 de junho de 2011


As Colisas são ótimos peixes para iniciantes, já que são relativamente pacíficas, pouco exigentes, e por causa do pequeno tamanho (cerca de 5 cm), podem ser mantidas bem em aquários menores. Na linhagem original, o macho é muito colorido enquanto a fêmea é de coloração pálida. Mas algumas variantes já foram desenvolvidas em cativeiro, inclusive com fêmeas coloridas também.

As Colisas Lalia (Colisa-anã, em Portugal) devem ser mantidas em casal e para evitar pequenas brigas entre machos, só deve colocar mais que um casal em aquários grandes. A sua reprodução não é difícil, requer um pouco de paciência e nem sempre se consegue à primeira. No entanto pode-se seguir as seguintes instruções: tanto o macho como a fêmea devem de ter perto de um ano, deve-se usar um pequeno aquário (~50cm de comprimento), com 15 a 20 cm de altura de água, DENSAMENTE plantado, com água envelhecida e um sistema de filtragem que não mexa muito com a água e principalmente não absorva o ninho construído. As condições da água devem de ser iguais ao do aquário original, no entanto deve-se aumentar a temperatura para cerca dos 29º ou 30º. Após a introdução do casal no aquário, alimentar com comida viva ou tubifex. O macho iniciará a construção do ninho de bolhas na superficie da agua, por esta razão deve-se ter em atenção o sistema de filtragem! Não vá este aspirar o ninho nem movê-lo com as correntes geradas. Após a verificação e aprovação do ninho por parte da fêmea, o macho obriga-a a libertar os pequenos ovos, enroscando-se totalmente na fêmea. Após a fecundação convém retirar a fêmea do aquário, pois o macho tornar-se-á bastante agressivo em defesa do ninho. Dentro de dois ou três dias as pequenos Colisas nascerão. Retirar o macho nessa altura. Os pequenos alevins poderão ser alimentados com alimentos próprios para alevins.

As Colisas Lalia são bastante tímidas e requerem "privacidade" para fazer ninho. Em uma ocasião tive um casal de Colisas em um aquário pequeno (30x20x15 cm) e não faziam ninho. O aquário tinha uma parede contra um muro e as outras 3 estavam à vista. Para tranquilizá-las, aderi a outra parede uma cartolina e eureka! As Colisas se sentiram mais tranquilas e fizeram o seu ninho.

Além de ser lindo, é um peixe muito resistente. Devido a circunstâncias desconhecidas, um de meus lalias perdeu um olho. Quase um ano depois, ele foi o que mais cresceu dentre todos. E continua muito ativo!

Sempre achei as colisas muito bonitas, mas a minha experiência com elas não é muito boa. Comprei um casal, e logo o macho se mostrou um peixe extremamente agressivo, territorialista, não deixando nenhum outro peixe do aquário chegar perto dele, até quando eu colocava comida, ele ficava protegendo a comida e não deixava ninguém chegar perto para comer. Isso, independente de estar na época do acasalamento ou não (reproduziram 2 vezes no meu aquário). A fêmea, coitada, mal comia e vivia escondida dele. Conclusão: dei o macho para uma loja e fiquei com a fêmea, que logo assumiu o controle do aquário sendo territorialista também, mas de uma forma um pouco menos agressiva. Eu já a vi dando uma corrida nas corydoras, nos neons e nos borboletas que eu tenho. A minha paciência com ela também está se esgotando, e nunca mais pretendo ter tal peixe. Detalhe: meu aquário tem 100 litros, e não é superpovoado, tem bastante espaço para eles, e tem muitas plantas, ou seja, este comportamento não é por falta de espaço no aquário.



Sem comentários:

Enviar um comentário